Existem duas maneiras principais de se aproveitar: a captação da energia térmica e a conversão dos raios solares em energia elétrica. Esse segundo processo é efetuado por equipamentos conhecidos no mercado como painéis fotovoltaicos, ou simplesmente placas solares. Esses painéis são fabricados com materiais que reagem ao receber a incidência de raios solares gerando uma descarga elétrica. Essa descarga elétrica pode ser armazenada em baterias, ou ser usada para o consumo residencial, para iluminação, e para o funcionamento de certos aparelhos elétricos, ou ainda, mais recentemente, para os chamados sistemas de compensação energética, isso é, através de um equipamento especial, o consumidor que produzir um excedente de energia solar pode liberá-la na rede elétrica para obter descontos na conta de energia elétrica.
Como funciona?
Existem dois tipos básicos de sistemas
fotovoltaicos: Sistemas Isolados (Off-grid) e Sistemas Conectados à Rede (Grid-tie).
Os Sistemas Isolados são utilizados em locais remotos ou onde o custo de se conectar a rede elétrica é elevado. São utilizados em casas de campo, refúgios, iluminação, telecomunicações, bombeio de água, etc. Já os Sistemas Conectados à rede, substituem ou complementam a energia elétrica convencional disponível na rede elétrica.
Enquanto um sistema isolado necessita de baterias e controladores de carga, sistemas conectados à rede funcionam somente com painéis e inversores, já que não precisam armazenar energia.
Um sistema fotovoltaico possui quatro componentes básicos:
Painéis solares – Fazem o papel de coração, “bombeando” a energia para o sistema. Podem ser um ou mais painéis e são dimensionados de acordo com a energia necessária. São responsáveis por transformar energia solar em eletricidade.
Controladores de carga – Funcionam como válvulas para o sistema. Servem para evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua vida útil e desempenho.
Inversores – Cérebro do sistema, são responsáveis por transformar os 12 V de corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada. No caso de sistemas conectados, também são responsáveis pela sincronia com a rede elétrica.
Baterias – Trabalham como pulmões. Armazenam a energia elétrica para que o sistema possa ser utilizado quando não há sol.
Conheça os benefícios:
Ajude o planeta!
Colabore com uma matriz energética mais limpa e confiável para o nosso país, reduzindo as emissões de gases tóxicos, sem qualquer tipo de resíduo e tudo isso utilizando um recurso natural inesgotável, o sol.
Sem preocupações
Nós cuidados de todo o processo: projeto, instalação, homologação e manutenção. Uma instalação leva em média uma semana, sem precisar de obras.
Melhor Tecnologia!
Mínimo de 25 anos de vida útil do sistema com garantia!
Invista!
Valorize o seu imóvel com um sistema altamente durável e não sofra mais com os constantes aumentos na tarifa de energia.
Procedimentos:
Consultoria e Proposta
Um consultor irá avaliar seu consumo, identificar a incidência de sol na sua casa e fazer uma proposta.
Projeto e Instalação
Nosso time técnico irá vistoriar sua casa, elaborar o projeto, conseguir autorizações da distribuidora e instalar seu sistema.
Monitoramento e Assistência
A Inovare monitora seu sistema à distância e soluciona qualquer problema no sistema pelos próximos anos.